A super safra Brasileira
A última atualização mensal sobre a safra de grãos 2021/2022, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção nacional poderá atingir 291 milhões de t, incremento de 15% referente safra anterior, em uma área estimada de 72 milhões de hectares.
Não é de hoje que o Agro brasileiro vem dando show, o PIB do agronegócio em 2021 indica uma evolução de 9,37% em comparação com o ano de 2020, estudo feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), já para 2022 apresenta um crescimento menos acelerado, entre 3 a 5%, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A evolução dos preços no mercado interno em Reais (R$) na variação dos últimos 12 meses se apresentam positivas, para soja 13,7%, milho 16,3%, trigo 24,5%, açúcar 43%.
O plantio de soja no estado de São Paulo tem ganhado espaço, aumentando a área ano após ano, em torno de 5,4%, em nossa região praticamente se encerrou. Nesta safra não tivemos atrasos no plantio como a safra passada, por isso esperamos as primeiras colheitas até o final do mês, em áreas irrigadas, com boas perspectivas de produção.
Nossa região possui a maior área de produção de feijão de inverno e das águas do estado, estamos em plena colheita, com projeção de produção de 112.000 mil toneladas, e ótimas perspectivas de preços para próximo ano.
Em frente de um cenário econômico complexo, de incertezas e esperanças, destaca-se a pujança de nossa região, produtora de várias culturas, extremamente tecnificada, digna de altíssimos níveis de produtividade, receptiva as melhores práticas e informações, por isso sua capacidade de se sobrepor a qualquer viés de instabilidade.
Nos despedimos com um Feliz Natal e um excelente ano agrícola a todos aqueles que fazem de seu trabalho um motivo maior para acreditarmos que podemos sim vencer e continuar alimentando vidas, sonhos e esperança de dias melhores, com dignidade e competência.
Por Jonas Oliveira – Engenheiro Agrônomo da D’agro